FANDOM


Naufrágio da nau capitania da Carreira da Índia "Nau Nossa Senhora da Luz" em 1615, na Enseada de Porto Pim, freguesia das Angústias, cidade da Horta, na Ilha do Faial. No local, é visível uma vasta área concrecionada (+ 20 metros), por entre a qual se distribuem diversos fragmentos de porcelana, peças em bronze, pedras de lastro e material ferroso. Nalguns setores é visível uma cobertura sedimentar de areia. Foi realizada intervenções arqueológicas em 2002 e 2004. Do seu espólio recolheram-se porcelana chinesa, peças em bronze e vidro. ("Viagem da Birmânia aos Açores Filipe de Brito de Nicote e o naufrágio, no Faial, da nau capitania Nossa Senhora da Luz", Ana Maria Guedes, O Faial e a periferia Açoriana nos sécs. XV a XIX, pág. 141-160; Arquivo dos Açores, Vol. I, Ponta Delgada 1999, pág. 30-167; O Projeto de caraterização arqueológica do sítio de naufrágio da Nossa Senhora da Luz (1615). José Bettencourt, Arqueanova; Relatório dos trabalhos de monitorização do sitio do naufrágio da Nossa Senhora da Luz - Horta, Açores, Paulo Monteiro, Horta, 1999)

Um barco naufragado nos finais do Século XVIII, construido em ferro, foi descoberto casualmente na parte norte da Baia da Horta, próximo da Praia da Conceição. A embarcação foi encontrada durante um trabalho de prospeção de algas marinhas de investigadores do DOP (Departamento de Oceanografia e Pescas) da Universidade dos Açores. Foram recolhidas peças em bronze e presas de elefante - uma das quais com 1,80 metros de comprimento - que serão entregues ao Museu Regional da Horta. (Incentivo de 11/4/2008, pág. 3)

Investigação paleoantropológicas realizadas pelo Centro de Investigação de Recursos Naturais (CIRN) e o Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, no Convento de São Gonçalo, em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, descobertos restos de ossadas humanas dos séculos XVI a XVIII, que conrespondem a vinte indivíduos. Ermida do Forte do Bastardo.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.