FANDOM


Fernando Manuel Machado de Menezes, nasceu na freguesia da Matriz, cidade e município da Horta, em 16 de Abril de 1952. Advogado licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. É filho de Fernando Manuel Ribeiro Menezes e de Maria de Vasconcelos Machado Menezes. É casado com Maria Albertina Campos Machado Ávila Menezes e pai de dois filhos. Estudou na Escola das Angústias, no Liceu Nacional da Horta (hoje Escola Manuel de Arriaga), e depois, em Coimbra e Lisboa. Participou no III Congresso da Oposição Democrática em Aveiro, em 1973. Cumpriu o serviço militar obrigatório entre 1973/1975, tendo integrado o Movimento das Forças Armadas (MFA) em Cabo Verde.

Entre 1975 e 1983, exerceu funções no Fundo de Fomento de Habitação e na Câmara Municipal de Oeiras, respetivamente no Programa SAAL e nos Serviços de Habitação. Frequentou vários cursos e ações de formação relacionados com o Direito e Autarquias locais. Tem o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Exerceu advocacia em Lisboa e nos Açores, tendo sido consultor jurídico de diversos sindicatos, empresas e instituições. Foi membro da Associação Portuguesa de Jovens Advogados e da Associação Eurojuris Internacional. Foi professor no Liceu Nacional da Horta (1983/1985). Foi professor convidado do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. Foi professor da Universidade Sénior do Faial.

Foi militante do PCP entre 1974/77. Foi membro da Assembleia Municipal da Horta entre 1989/93, tendo aderido ao Partido Socialista (PS) em 1990. Foi secretário coordenador da Seção do Faial do PS entre 1993/95 e 1999/2000. Foi Presidente da Assembleia Geral da Secção do Faial do PS entre 2007 e 2010. Foi Vice-Presidente do PS Açores e pertenceu ao Secretariado Regional do PS entre 1992 e 2006. Foi membro Comissão Nacional e da Comissão Politica Nacional do PS. Foi membro da Comissão Regional do PS-Açores. Foi eleito Deputado Regional pelo círculo eleitoral da Ilha do Faial, em 1992, tendo renovado o mandato nas eleições de 1996, 2000, 2004 e 2008 (renunciou a este último mandato).

No âmbito da atividade parlamentar, integrou a Comissão de Política Geral, de Assuntos Parlamentares e a Comissão Eventual de Acompanhamento da Revisão Constitucional de 1997. Foi Presidente da Comissão Eventual de Revisão do Estatuto Político-Administrativo dos Açores (1998). Foi Presidente do Grupo Parlamentar do PS, entre 1994/2000.

Foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRA) entre 2000 e 2008.

É Presidente da Assembleia Municipal da Horta, desde 2013. É Presidente do Conselho de Ilha do Faial, desde 2014.

Participou em todas as Jornadas Parlamentares Atlânticas envolvendo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, a Comunidade Autónoma das Canárias e a República de Cabo Verde entre 1992 e 2008. Em representação da Região, participou na Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa (CALRE) tendo exercido funções de membro do Comissão Permanente. No exercício das suas funções institucionais, participou regularmente em conferências, seminários, colóquios e reuniões quer em Portugal quer no estrangeiro.

Além das suas obrigações políticas e institucionais, tem participado nas mais diversas associações de caráter desportivo, recreativo ou cultural. Foi sócio da Associação Académica de Coimbra e da Cooperativa “Unitas” entre 1970/73 Foi Presidente da A. Geral da Associação de Caçadores da Ilha do Faial. Foi Presidente do Conselho Jurisdicional da Associação de Ciclismo do Triângulo. Foi Presidente do Conselho de Justiça da Associação de Futebol da Horta. Foi Presidente (2010/2012), Vice-presidente, Presidente da Assembleia-geral, Presidente do Conselho Fiscal e membro do Conselho Geral do Clube Naval da Horta. Foi fundador da Associação de Defesa do Ambiente “Azórica” e primeiro Presidente da Assembleia-geral. Foi Presidente da Sociedade Amor da Pátria entre 1996/2003 e Presidente da Assembleia-geral a partir desse ano. Foi fundador da Associação “Horta Camerata-Música e Arte no Atlântico” e é Presidente da Assembleia Geral. (2009).

É sócio efetivo da Sociedade de Geografia de Lisboa. É sócio do Núcleo Cultural da Horta. É Presidente da Assembleia-geral do Clube de Caça e Golfe do Faial. É Presidente da Assembleia Geral do Faial Sport Club

É “irmão” da Santa Casa da Misericórdia da Horta. É membro da Academia do Bacalhau da Horta.

É sócio do Fayal Sport Clube desde 1952, da Associação Faialense de Bombeiros Voluntários, da Sociedade Filarmónica Artista Faialense e da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense. É sócio efetivo da Associação de Estudos do Século XXI. É membro honorário da Associação Internacional Friendship League.

Mantém colaboração regular em diversos jornais e revistas. Praticou futebol e basquetebol no Fayal Sport Clube, râguebi na Associação da Académica de Coimbra, escafandria, pesca submarina e vela ligeira no Clube Naval da Horta. Pratica os desportos de vela, caça e pesca.

Foi agraciado com os seguintes reconhecimentos e distinções: É sócio honorário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial É sócio honorário da Casa de Infância de Santo António. É sócio honorário da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense É sócio honorário da Associação de Antigos Alunos do Liceu da Horta É membro honorário da Associação International Friendship League. É confrade de Honra e Devoção da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos

Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2010) Foi agraciado com a Insígnia Autonómica de Valor da Região Autónoma dos Açores (2009) Foi agraciado com a Medalha de Mérito da Assembleia do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil (2004) Foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal (dourada) do Município da Horta (2009) Foi agraciado com o Diploma de Reconhecimento Público da Junta de Freguesia das Angústias (2011) Foi agraciado com a Medalha de Prata do Município das Velas-S. Jorge Recebeu o Título “Paul Harris Felow” da Fundação Rotary International (2008)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.