FANDOM


Os Ilhéus da Madalena pertencem ao município da Madalena, na Ilha do Pico, Região Autónoma dos Açores. Situa-se na parte norte do Canal do Faial, a 0,5 milhas náuticas (ou seja, a 8 km) do porto da vila da Madalena. É formado por 2 ilhéus: o Ilhéu Deitado, com 52 metros, e o Ilhéu em Pé, com 59 metros. As suas coordenadas geográficas são: 38º 31.80' Latitude Norte e a 28º 32.40' Longitude Este.

Correspondente aos restos de um aparelho vulcânico submarino quase destruido pela abrasão marinha e pela ação de forças tetónicas. O seu fundo é uma antiga cratera em rocha de tufo. Os materiais que os constituem são de origem hidro-magmática, nomeadamente tufos palagoniticos muito soldados. Na zona abrigada pelos ilhéus, chega aos 20 metros de profundidade. Nos fundos circundantes, há clareiras de areia e zonas com elevada acumulação de "calhau rolado".

Tem como flora dominante a Sphacelaria plumula, Lithophylum incrustans e Pterocladia capilacea. Da sua fauna caraterística, temos aves marinhas, garoupas, serras e bicudas. Trabalhos de investigação efetuados propõem a classificação desta zona uma como Reserva Natural. Quem mergulhar nessa zona ao sair da zona abrigada pelos ilhéus, deve cuidado com as fortes correntes do Canal do Faial. Além disso, a zona é utilizada como rota dos barcos que fazem ligação entre a cidade da Horta e a vila da Madalena.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.