FANDOM


ura económica, política e social em Portugal.

Foi preso durante a Abrilada exilou-se ora em Inglaterra, ora em França e daqui embarcou, em Janeiro de 1832, com destino à Ilha Terceira. Nos escassos 5 meses que permaneceu nos Açores, no governo de Regência de Angra, viu promulgados diversos diplomas que em muito influenciaram o futuro do país no domínio da administração e da justiça.

Foi durante a sua permanência no arquipélago que o estadista recebeu, em Maio de 1832, uma representação de corvinos que pretendia ver reduzido o pagamento do foro que anualmente pagavam ao Donatário. Desde do Século XVI, os corvinos possuíam o sistema tributário mais asfixiante do arquipélago que, na prática, condenava a população a uma existência miserável. A intervenção de Mouzinho da Silveira rompeu o ciclo vicioso da mera subsistência na ilha e forneceu novos horizontes a uma população que nunca os tinha possuido.

Compreende-se assim a simpatia da população corvina em relação a este vulto histórico que soube apreciar, nos últimos momentos da sua vida, a gratidão de uma população que nunca o esqueceu. O seu testamento reza: "Quero que o meu corpo seja sepultado no cemitério da Ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores... São gentes agradecidas e boas, e gosto da ideia de estar cercado, quando morto, de gente que na minha vida se atreveu a ser agradecida."

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.