FANDOM

Pedro Pimentel Cepo (n. 18 de maio de 1913 m. 17 de setembro de 2009), filho de Manuel Pimentel Cepo e Rita de Jesus Barbosa, nascido na Ilha do [[Corvo (Açores|Corvo). Agricultor e criador de gado por profissão, foi um dos mais ilustres corvinos, conhecido por ser um homem da música e do canto popular. Indiscutivelmente Ti Pedro Cepo como era mais conhecido, era o corvino mais conhecido dos Açores e no Mundo – foi convidado a tocar e cantar nos EUA, na Espanha, na Expo98 em Lisboa e nas diversas ilhas açorianas.

Fundou a Filarmónica Lira Corvense a 6 de novembro de 1938, e seu regente durante vários anos, sendo o responsável pela educação musical da maioria dos atuais tocadores da filarmónica. Em tempos idos, fora um dos mais abastados lavradores da ilha – mas nunca perdia uma oportunidade para tocar o acordeão ou o bandolim; organizar um baile familiar ou participar no ensaio da Banda Música, visto que foi tocador da filarmónica durante 62 anos. Esteve ainda ligado ao Grupo Folclórico do Corvo, fundado em 1989. Tanto empenho pela arte da música mereceu o mais elevado reconhecimento público: a 10 de junho de 2005 quando o então Presidente da República, Jorge Sampaio, lhe atribuiu a condecoração de Oficial da Ordem de Mérito.