FANDOM

Praia do Almoxarife é uma freguesia portuguesa do município da Horta, na Ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores. Ocupa uma superfície total de 10,04 km² com 746 habitantes (2001). Tem uma densidade populacional de 74,3 hab./km². A freguesia conta com 597 eleitores inscritos (Autárquicas 2005).

É uma freguesia rural de grande beleza natural, situada entre a Lomba da Espalamaca e a Lomba dos Frades, atravessada pela Ribeira da Praia. Tem enseada com um amplo areal - o maior areal da Ilha do Faial. Situado na costa oriental, na foz da Ribeira da Praia, que alimenta a praia com os sedimentos que transporta. Com forma de crescente, é formada por areias de rochas vulcânicas e fragmentos de conchas. Localizada a 3 km da cidade da Horta, constitui a principal praia de banhos da ilha, mas também tem um pequeno porto de pesca e recreio - o Porto da Praia.

História, Monumentos e Museus Editar

A freguesia deve o seu nome a um almoxarife que aqui teria propriedades ou residia. Foi no seu areal que terá desembarcado pela primeira vez, Joss van Hurtere com mais 15 flamengos, em 1465, com intuito de explorar os recursos da ilha. Os seus primeiros povoadores escolheram fixar-se junto da Lomba dos Frades. (Crónicas da Província de São João Evangelista, Agostinho de Montalverne) Mais tarde, Hurtere ainda não satisfeito com o local, contorna a Lomba da Espalamaca e acaba por fixar-se definitivamente no sítio de Santa Cruz/Porto Pim. O primeiro documento que refere-se à Igreja de N. Sra. da Graça, data de 30 de Julho de 1568. Foi saqueada e incendiada em 21 de Setembro de 1597, por corsários ingleses, sendo de seguida reconstruída.

Em 1643, a freguesia tinha 305 habitantes distribuídos por 43 fogos. (Espelho Cristalino, Diogo das Chagas, pág. 478) A erupção na Montanha do Pico, no dia 1 de Fevereiro de 1718, associado a uma série de doenças que traziam os faialenses aflitos, levou os oficiais da Câmara Municipal da Horta e outros ilustres da ilha no dia 20 de Abril de 1718, a fazer um voto solene de se realizar "enquanto o mundo durasse" às custas da Câmara uma festa de ação de graças ao Senhor Santo Cristo, na igreja da Praia do Almoxarife. Em 1758, a igreja é reconstruída tal e qual como hoje a conhecemos, pelo Padre Mateus Rodrigues. Foi inaugurada em 1770.

Foi ainda local de desembarque de tropas Liberais sob comando do Conde de Vila-Flor, em 23 de Abril de 1831. O Sismo de 1926 derrubou quase a totalidade das casas. Estrategicamente situada em relação à Enseada da Praia, situa-se uma posição militar da II Guerra Mundial construída em 1941, em betão e alvenaria de pedra para 2 metralhadoras pesadas, para repelir com fogo rasante eventuais desembarques.

Tradições, Festas e Curiosidades Editar

Para além Culto do Divino Espírito Santo, a Festa de N. Sra. da Graça (15 de Agosto), a padroeira da freguesia, e regista-se ainda uma forte devoção ao Senhor Santo Cristo da Praia (1 de Fevereiro). Diz a tradição, que o crucifixo e imagem do Senhor Santo Cristo, que aqui se venera, o trouxera de Bruges, Joss van Hurter e seus companheiros. (História das Quatros Ilhas do Distrito da Horta, Silveira Macedo)

Conta-se outra lenda que o crucifixo fora achado na praia sem um braço - resultado frequente dos saques às igrejas e conventos pelos corsários e piratas - e que trazido para a igreja. Apesar de todas as tentativas de lhe colocar um novo braço este não aderia. Certo dia, é achado um pedaço de madeira que jogado no lume não ardia. Ao ser levado aos padres, estes o reconhecem como o braço da imagem. Ao ser recolocado, este aderiu. (Crónica da Província de São João Evangelista, Agostinho de Montalverne)

A Sociedade Filarmónica "Unânime Praiense" foi fundada a 3 de Outubro de 1881. Foi seu fundador o cónego Silva Reis, então pároco da freguesia, e seu primeiro regente, João António, que à frente de 16 músicos abrilhantava a procissão da N. Sra. do Rosário, desde então sua padroeira.

Economia Editar

A freguesia têm o sector primário como actividade fundamental para a economia da sua população. A restauração e restantes setores ligados ao turismo são também muito importantes. Possui uma amplo areal com a Bandeira Azul e um bem equipado Parque de Campismo. Na Ramada do Chão Frio, criado uma área de lazer chamada Poço da Asas.

Ligações Externas Editar