FANDOM


A região é deficitária na cobertura médica de Medicina Familiar e Medicina Interna. Existe a necessidade de fixar os que já estão nos Açores a fazer internato médico. Embora haja mais médicos internos a concorrer aos hospitais dos Açores, por falta de ação formativa têm de sair da Região. Quando se compara a média de cidadãos por médico, nos Açores existem 513 cidadãos por cada médico. Quanto à evolução de 2006 para 2007, passaram a exercer nos Açores mais 18 médicos.

A Ilha de São Miguel tem 60,6% dos médicos a exercer na Região. A Ilha Terceira tem 24,2% e o Faial tem 8%. São Miguel tem uma cobertura de 462 doentes por médico, na Terceira é de 485 e no Faial 408, a melhor da Região. Nas restantes ilhas a situação é francamente problemática. Exceto na Ilha do Corvo, que tem 1 médico para os seus 479 habitantes, todas as restantes ilhas têm médias acima dos 1.000 habitantes por médico. O recorde é batido pela Ilha da Graciosa - 1.626 habitantes por médico, uma vez que há apenas 3 médicos.

Governo Regional irá “prosseguir o programa de redução os prazos estabelecidos para as listas de espera de cirurgias, reduzir o tempo de espera de consultas e de meios auxiliares de diagnóstico." É ainda intenção do Governo "prosseguir a política de convenções com entidades privadas na área da Saúde sempre que os recursos do Serviço Regional de Saúde estejam esgotados.”

Terá início a construção de novos centros de saúde (Ponta Delgada, Graciosa e Madalena), bem como do Bloco C do Hospital da Horta. A estes se juntarão dois importantíssimos projetos – o Centro de Radioterapia dos Açores, em São Miguel, e o novo hospital na Ilha Terceira – estes últimos concretizados em regime de parceria público-privada.

Pretende melhorar as políticas de saúde materna e incentivos à natalidade, planeamento familiar, prevenção de DSTs, prevenção da tóxico-dependência, alcoolismo, tabagismo e obesidade, em especial a obesidade infantil. De forma pioneira, serão criados apoios públicos à reprodução medicamente assistida.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

  • Serviço Regional de Saúde
  • Infarmed
  • Ministério da Saúde
  • Instituto Nacional de Emergência Médica
  • Instituto Nacional de Sangue

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória