FANDOM


Santa Bárbara é uma freguesia açoriana do municipio da Vila do Porto, com 15,42 km² de área e 480 habitantes (2001). Densidade: 31,1 hab/km². Localiza-se a uma latitude 36 Norte e a uma longitude 25 Oeste.

Localiza-se no nordeste da Ilha de Santa Maria e confronta com o oceano Atlântico a norte e leste e com as freguesias de Santo Espírito, a sudeste, de Almagreira, a sudoeste, e São Pedro, a oeste.

É integrada pelos lugares de Poço Grande, Barreiro, Norte, lagos, Termo da igreja, Lagoínhas, Feteiras, Forno, Ribeira do Amaro, arrebentão, Pico do penedo, Pocilgas, Boavista e São Lourenço.

A freguesia albergou entre 1965 e 31 de Dezembro de 1977, uma estação da Cadeia NATO-D do sistema LORAN-A, designada Estação LORAN de Santa Maria, que funcionava como "master" em coordenação com a Estação LORAN das Flores (ramo 1S7) e com a Estação LORAN do Porto Santo (ramo 1S6). O complexo, que teve grande qualidade construtiva, encontra-se totalmente degradado e invadido pela vegetação.

Ermida de Jesus, Maria, José (Santa Bárbara) Ermida de Nossa Senhora de Lurdes (Santa Bárbara) Ermida de Nossa Senhora do Desterro (Santa Bárbara) Ermida de São Lourenço (Santa Bárbara)

Igreja de Santa Bárbara (Santa Bárbara)

Estação LORAN de Santa Maria Editar

A Estação LORAN de Santa Maria localiza-se na freguesia da Santa Bárbara, concelho da Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria (Açores), em Portugal.

Trata-se das ruínas de uma antiga estação integrante da cadeia NATO-D do sistema LORAN-A, operada pela Marinha Portuguesa entre 1965 e 31 de Dezembro de 1977. A cadeia iniciava-se na Estação LORAN de Sagres, prolongando-se até à estação de Santa Maria (STA "I" - Estação I) que, por sua vez operava como "master" dos prolongamentos até à Estação LORAN das Flores (STA "F" - Estação F, ramo 1S7), e a Estação LORAN de Porto Santo) (STA "P" - Estação P, ramo 1S6).

Após a sua desativação, o Governo Regional manteve vigilantes nas instações. Em meados da década de 1980, tendo cessado a mesma, o complexo foi saqueado pela população e encontra-se atualmente em ruínas, degradado e recoberto pela vegetação.

Os imóveis e os terrenos onde se implantam pertencem à República Portuguesa através da Marinha Portuguesa e à OTAN através do COMIBERLANT, sendo seus fiéis depositários o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Vila do Porto.

Trata-se de um conjunto de edifícios e respetivos arranjos exteriores, integrado por um edifício de serviços, uma garagem, grupos de habitações em banda ou simplesmente geminadas, todas de um só pavimento, e, mais afastados, os edifícios de oficinas e de geradores. O tratamento dos espaços exteriores incluía extensões relvadas e, na parte posterior das casas, quintais individuais. Junto ao edifício de serviços encontra-se um campo desportivo.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória