FANDOM

A festa Semana do Mar na cidade da Horta, Ilha do Faial, se realiza de 4 a 11 de agosto. Sua organização foi interrompida apenas uma única vez devido ao Sismo de 9 de julho de 1998, acontecimento que pela dimensão e gravidade dos danos resultantes a fez suspender, na altura, a sua realização. Realiza-se na primeira semana completa de agosto iniciando-se no primeiro domingo do mês. É o maior cartaz turístico da Ilha do Faial. É também uma das principais festividades das Ilhas do Triângulo.

É a primeira grande festa municipal a surgir nos Açores na década de 1970 do século XX, para além das Sanjoaninas, em Angra do Heroísmo, e do Senhor Santo Cristo, em Ponta Delgada, continua, indiscutivelmente, a ser uma das maiores referências nas festas de verão no arquipélago e o maior festival náutico de Portugal. A "Semana do Mar" tem vindo continuamente o diversificar-se, vendo aumentado o leque de atividades proposta para diversão e entretimento - de residentes e visitantes, melhoradas condições dos recintos da festa e alargado a sua área de intervenção. Como consequência, cada vez mais gente procura a zona da festa, cada vez mais turistas e emigrantes em romagem de saudade marcam as suas férias para o início de agosto e cada vez mais a cidade da Horta fervilha de ação e alegria naqueles dias.

Sua história Editar

Na sua origem esteve a recepção a Regata Internacional de Veleiros Portsmouth / Horta / Portsmouth, em agosto de 1975, e cuja recepção motivou grandes festejos. Luís Gonçalves, então Presidente do Clube Naval da Horta, tomou a iniciativa de receber os velejadores. Estes festejos duraram uma semana inteira e transformaram-se num acontecimento marcante e mobilizador de todos os faialenses.

Tudo começou com as delícias de um caldo de peixe e um grande churrasco, acompanhado com vinho do Pico, também chamado de "vinho de cheiro". Na recepção aos iatistas estrangeiros, mereceu destaque os bailes então em voga - um dos quais na Sociedade Amor da Pátria, os passeios turísticos pelas ilhas do Faial e do Pico e o convívio nas quadras de ténis do Hotel Fayal. Os iatistas gostaram da recepção e apreciativos pela hospitalidade demonstrada, voltaram ano após ano. Curiosamente, o momento festivo mais concorrido na altura, de acordo com os relatos da imprensa local contava com a presença de 500 pessoas! Nesse mesmo ano, realizou-se a primeira Regata do Canal, o concurso de pinturas no molhe do Doca, esculturas na areia, bem como a projeção de filmes e atuação de um grupo folclórico no Forte de Santa Cruz (MN).

Numa primeira fase a organização, esteve a cargo do Clube Naval da Horta e da então Comissão Regional de Turismo da Horta, com o apoio da Capitania do Porto da Horta. Embora os orçamentos fossem limitados, a vontade era muita e, gradualmente, a festa foi colhendo a simpatia de velejadores regionais, nacionais e internacionais. Surgiram muitas e múltiplas atividades culturais e recreativas, prosseguindo a festa com outros contornos, chamando mais organizadores e mobilizando outros recursos. A Câmara Municipal da Horta com os apoios de entidades oficiais e particulares, tem sido a responsável pela organização da festa da "Semana do Mar".

Seu programa Editar

A marcha oficial da Semana do Mar 2013, interpretada por Liliana Bulcão, com letra de Victor Rui Dores e música de Fernando Goulart. O palco principal vai contar com José Malhoa, o FF e o tributo a Michael Jackson, que se juntam o grupo UHF. Seu programa compreende atuações de bandas filarmónicas e grupos folclóricos, com a presença de grupos da Beira Baixa, de Viana do Castelo e de Taiwan. Têm ainda a recepção da regata Atlantis CUP - Regata da Autonomia e outras importantes regatas internacionais, bem como as regatas do Canal do Faial e dos barcos baleeiros.

Merece destaque o desfile do Corso Etnográfico - com representação de todas as freguesias da ilha, a celebração da missa na Ermida de N. Sra. da Guia - antiga festa integrada na Semana do Mar - seguida do Cortejo Náutico. Realiza-se ainda o Festival de Folclore e a Feira Gastronómica, ambas na Avenida Marginal, a ExpoMar e Feira Regional de Artesanato, ambas na Marina. Igualmente interessante, é visitar o Centro de Exposições Temporárias, no antigo edifício do Banco de Portugal, e a Feira do Livro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta.

A ExpoMar, a cargo do DOP/OMA da Universidade dos Açores (UAç), tem vindo atrair cada vez mais pessoas, nomeadamente ligados à pesca, náutica de recreio, desportos náuticos, sobre biologia marinha e oceanografia, além de despertar o interesse dos agentes económicos ligados às atividades do mar e a exploração sustentada. Realizam-se exposições temáticas e palestras sobre o mar dos Açores. São ainda realizados passeios de barco à Área Protegida do Monte da Guia.

Durante todo o dia, as atenções se concentram nas diversas provas náuticas (pólo aquático, andebol e voleibol de praia, windsurf, jet-sky, remo, canoagem, natação, pesca desportiva de mar e de costa, mergulho, fotografia subaquática, ...) realizadas pelos membros dos clubes navais do arquipélago e por estrangeiros, enchendo o Canal do Faial com inúmeras embarcações de diversos portes e grandes velas coloridas. Ao fim da tarde, todos os participantes são recebidos no Cais de Santa Cruz e reúnem-se no Clube Naval da Horta para a entrega dos prémios e momentos de descontração no Café Peter Sport.

Parte da Avenida Marginal é habitualmente fechada ao trânsito automóvel. À noite a animação volta a terra, a Marina enche-se e os barcos ficam engalanados. Milhares de pessoas percorrem a pé a Avenida Marginal, entre as várias barracas de refeições ("tasquinhas"), de filhoses, de cachorros quentes ("Hotdog"), carrinhos de pipocas e algodão doce, de gelados e as tendas de bugigangas. Durante os dias de festa, são realizadas diversas animações de rua e de fora de horas. Toda esta zona se enche de tanta gente que os faialenses dizem com bom humor que "a ilha se inclina para aquele lado devido ao peso". A partir das 19 horas, inicia-se os espetáculos musicais programados para o dia.

Para terminar com a chave de ouro, no último dia, realiza-se pelas 23h30 um concerto pela Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal. Na sessão de encerramento, é cantado a Marcha da Semana do Mar. "Saibamos vivê-lo e apreciá-lo: tanto em terra como no mar!" - são os votos da Câmara Municipal da Horta.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória